Notícia

POSSE DA NOVA DIRETORIA DO NRNE/SBCS (Gestão 2019 – 2021)

Imagem Destacada

Ocorreu na tarde desta quarta-feira (04/09/2019), no Auditório do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará – UFC, a cerimônia de posse da nova diretoria do Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRNE/SBCS). Ao ato estiveram presentes autoridades do CCA/UFC, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, entre outros presentes.

O diretor do NRNE/SBCS (Gestão 2017-2019), prof. Júlio Nóbrega, por estar em viajem de trabalho, se fez representar pelo prof. Ricardo Espindola Romero da UFC, em que o mesmo, transmitiu a professora Maria Eugênia Ortiz Escovar, diretora empossada (Gestão 2019 – 2021) mensagens de sucesso e apoio dos membros da diretoria que sai e da presidente da SBCS, professora Lúcia Helena.

Para o professor Júlio Nóbrega, “não há dúvida quanto ao sucesso da nova diretoria, a qual antecipou seus parabéns pela condução do NRNE/SBCS no biênio 2019 - 2021” e para professora Lúcia Helena, “o perfil acadêmico da professora Maria Eugênia, a credencia para o enfrentamento dos desafios atuais pelo que passa a ciência no Brasil, de incertezas quanto ao prosseguimento de pesquisas e da própria formação de recursos humanos, o que torna o papel dos Núcleos Regionais da SBCS uma tarefa ainda mais árdua”.

A seguir, é transcrito a mensagem de posse da professora Maria Eugênia:

É um momento muito especial para mim, estar aqui hoje assumindo a Diretoria do Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo pelos próximos dois anos, setembro de 2019 – setembro 2021, primeira vez não só para mim, mas para o Estado do Ceará.

A região Nordeste vem se destacando em nível nacional pela qualidade da pesquisa e na formação de profissionais de graduação e pós-graduação. Dados confirmados pelo número de egressos, trabalhos publicados e projetos aprovados.

Sabemos que a situação atual é difícil, sendo considerada até como retrocesso em termos de investimento na educação, daí que o desafio do NRNE/SBCS seja enorme, na tentativa de aproximar diferentes setores com interesse na utilização de recursos naturais como o solo e dar continuidade ao desenvolvimento da região, mas sem comprometer a preservação da qualidade do ambiente.

A Diretoria do NRNE está composta por cinco membros de três estados, Ceará, Pernambuco e Piauí, mais a colaboração dos últimos dois Diretores do Núcleo, Professor Dr. Clístenes Nascimento (Pernambuco) e Professor Júlio Nóbrega (Bahia) e de todos os membros da comunidade acadêmica. Esperamos dar continuidade às ações empreendidas por eles e crescer ainda mais. Temos que ir atrás de novos parceiros, aqui no Brasil e até no exterior se for possível, para garantir que os projetos desenvolvidos pelos estudantes de graduação, mestrado e doutorado, essenciais na sua formação, continuem. Pesquisa que deveríamos fomentar ser interdisciplinar e participativa, ao final, não somente os agrónomos ou agricultores que trabalhamos com solo. Dele dependem muitas outras áreas. Temos que fazer com que as pessoas conheçam mais esse precioso recurso.

Dentre as ações consideradas como prioridade no NRNE, temos a de organizar seções técnicas que permitam o debate de assuntos de interesse e divulgar essa informação entre os associados, bem como entre todos aqueles que dependem do solo, os grandes e pequenos agricultores, promovendo práticas de conservação e que garantem a sua sustentabilidade.

Espero poder dar continuidade a um projeto iniciado já há algum tempo, que é a definição dos valores de referência de qualidade de elementos para o Estado do Ceará, atendendo, mesmo muito tarde, a Resolução Conama 420/2009. De novo, não será fácil e para isso espero consolidar a parceria entre diversas entidades que podem contribuir na realização dessa labor, sempre atendendo os princípios da ética, qualidade e responsabilidade. Gostaria, se possível, apoiar nessa mesma labor a outros estados da região e que ainda não tenham definidos seus VRQs.

Durante o processo da realização da 5ª. RNCS, foi expresso o apoio do governo do estado e de Fortaleza, agora, para a Direção do NRNE, espero poder contar novamente e de fato com esse apoio. Realmente espero e peço para que trabalhemos em conjunto, que somemos, e que dentro de dois anos o balanço seja positivo em termos de gestão.

Mais uma vez agradeço a sua presença e apoio.

 

Maria Eugênia Ortiz Escobar

Diretora do NRNE/SBCS (Gestão 2019-2021)


Comentários

Ad