Notícia

Nota de falecimento do professor Alfredo Scheid Lopes

Imagem Destacada

É com imensa tristeza que comunicamos e informamos o falecimento do professor emérito Alfredo Scheid Lopes da UFLA, ocorrido no dia 25 de maio de 2020, vítima de um câncer em estado avançado.

A Ciência do Solo, especialmente a área de Fertilidade e Manejo de Solos perderam um dos mais renomados e importantes pesquisadores do país, contribuindo com o aumento da produção agrícola, aplicando estratégias de manejo da fertilidade dos solos no bioma Cerrado.

Graduado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura em Lavras (ESAL) (1961), MSc em Soil Science pela North Carolina State University, Raleigh, NC, EUA (1975) e PhD em Soil Science pela mesma instituição estadunidense em 1977. Era Professor Emérito da UFLA desde 1993, instituição que levava no seu coração tendo dedicado mais de 60 anos da sua vida profissional, da qual nunca se afastou mesmo após a sua aposentadoria. Foi Pesquisador Emérito do CNPq, Consultor Técnico da Associação Nacional para Difusão de Adubos-Anda/SP.

Toda a sua produção científica está disponibilizada em um site (www.alfredao.com.br), no qual também apresenta seus hobbies, como música e artesanato, conquistas no esporte e histórias curiosas que se divertia ao contar, segundo consta no site oficial da UFLA.

O Professor Alfredo ou Alfredão, como era chamado carinhosamente, certamente será exemplo e inspiração para muitos pela paixão e dedicação que manifestava sempre!

O NRNE/SBCS solidariza-se com a família e amigos deste grande pesquisador da Ciência do Solo no Brasil.


Comentários

Ad