Notícia

Nota de falecimento: Dr. Luiz Bezerra de Oliveira

Imagem Destacada

O Brasil perdeu hoje um grande cientista, Dr. Luiz Bezerra de Oliveira, considerado memória viva da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. O Doutor Bezerra, como era conhecido, lutava desde março contra uma doença degenerativa. Ele deixa a esposa e cinco filhas.

Nasceu em Recife (PE), no dia 20 de julho de 1924. Formado Químico Industrial em 1946, tornou-se especialista em solos em 1955, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ao longo de sua carreira, trabalhou no Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), na Seção de Solos do Instituto Augusto Trindade de Souza, no Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias do Nordeste (Ipeane) e na Embrapa, onde atuou na coordenadoria regional de Recife do Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (SNLCS), atual Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) da Embrapa Solos, lá permanecendo até se aposentar, em 1994. Em 2016, publicou, junto com outros autores, o livro História da Unidade de Pesquisa da Embrapa Solos no Nordeste do Brasil. Também atuou como professor convidado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Presente em quase todos os eventos promovidos pela SBCS, até sua última participação no Congresso Mundial de Ciência do Solo (WCSS), realizado em Rio de Janeiro em 2018, quando foi homenageado pela SBCS e pela Comissão Organizadora do Evento.

O NRNE/SBCS solidariza-se com a família e amigos do Dr. Bezerra.

Para mais informações, acesse:

Site da SBCS:

https://www.sbcs.org.br/?noticia_geral=sbcs-perde-luiz-bezerra-de-oliveira&fbclid=IwAR0UdmqJyKJiPjaVOjNxUi86W3s_gl4QnwLaeNnfaq_gy3_6SDt0KI51Jhc

 

Site Embrapa:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/55036768/ciencia-do-solo-em-luto-com-a-morte-de-luiz-bezerra-de-oliveira?fbclid=IwAR2NvP8BUZ2myMTyeyrvwD6CwyWvO3sTdka9lpdqqmBZc2Y9Hkvla6qDAnA


Comentários

Ad