Notícia

JOVENS PESQUISADORES: RYSHARDSON GEOVANE PEREIRA DE OLIVEIRA E SILVA

Imagem Destacada

Natural da cidade de Cruzeiro do Sul, interior do Estado do Acre, cursou Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, entre a segunda metade de 2009 e o primeiro semestre de 2014. Durante a graduação, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) no período de 1 ano e meio e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) durante 2 anos, neste último atuando em pesquisas relacionadas ao melhoramento de plantas, com ensaios de linhagem de genótipos de feijão.

Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará no ano de 2016, atuando na linha de pesquisa em Gênese e Classificação do Solo e Geoinstrumentação, obtendo o título de Mestre em Ciência do Solo em fevereiro de 2018. Durante esse período, atuou em pesquisas direcionadas ao mapeamento e modelagem de algumas classes de solos recorrentes na região semiárida do Nordeste brasileiro, utilizando métodos tradicionais de levantamento de solos e a espectroscopia de reflectância na construção da pesquisa. A relevância do trabalho desenvolvido está baseada na premissa de que o solo desempenha importante papel na natureza e na manutenção da vida, sendo fundamental para a conservação da biota e dos recursos naturais, bem como para a provisão de água e alimentos. Dessa forma, a obtenção de informações referentes às suas propriedades se faz necessária, sendo um fator essencial para se empregar uma correta utilização e um manejo adequado ao solo, principalmente em regiões fragilizadas como no semiárido do Nordeste brasileiro, onde a escassez de água e alimentos é um problema constante.

Atualmente, Ryshardson é aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na linha e no grupo de pesquisa em Mapeamento Digital de Solos do referido programa, desenvolvendo projeto direcionado ao zoneamento da viticultura e de regiões vitivinícolas no Estado do Rio Grande do Sul.


Comentários

Ad