Notícia

JOVENS PESQUISADORES: MÁRCIO GODOFRÊDO ROCHA LOBATO

Imagem Destacada

Nasceu no dia 24 de dezembro na cidade de Corrente, no extremo sul piauiense. Ingressou no curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em 2006, concluindo em 2011. Concomitantemente à graduação atuou como professor da educação básica em colégios estaduais.

No ano de 2011, ingressou no mestrado do Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas - Bom Jesus, atuando na linha de pesquisa em Recursos Ambientais, Uso e Manejo do Solo e da Água. Sob a orientação do professor Dr. Fabrício Menezes de Telo Sampaio desenvolveu o trabalho de dissertação “Atributos físicos do solo sob diferentes sistemas de manejo em Latossolo Amarelo no município de Bom Jesus-PI” finalizado no ano de 2013. Durante este período passou um semestre no Departamento de Ciência do Solo (Laboratório de Física do Solo) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolvendo trabalho junto ao Projeto PROAP/NF, 2011. Após a defesa de dissertação de mestrado atuou como professor substituto na UESPI e, posteriormente, na UFPI.

No ano de 2015 ingressou no curso de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará, atuando na área de concentração em Manejo do Solo e da Água. Sob a orientação do professor Jaedson Cláudio Anunciato Mota desenvolveu o trabalho de tese “Estimativa da capacidade de campo em solos por critérios estáticos e dinâmicos”. Durante o doutoramento fez parte do Grupo de Estudos em Física do Solo (GEFIS-UFC) com o qual desenvolveu atividades de pesquisa e de laboratório que culminaram na publicação de resumos e artigos em periódicos nacionais e internacionais. A conclusão do doutorado ocorreu no ano de 2018 com a defesa da tese que traz contribuições para a estimativa da capacidade de campo e, por conseguinte, para um melhor manejo da água na agricultura.

Atualmente está exercendo a função de professor substituto na Universidade Federal do Cariri, CE, atuando na área de solos. Como expectativa futura espera em breve ingressar, efetivamente, em instituição de pesquisa e/ou ensino.


Comentários

Ad