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JOVENS PESQUISADORES: FERNANDO BRUNO VIEIRA DA SILVA

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Fernando Bruno Vieira da Silva foi o vencedor do Prêmio Destaque Acadêmico em Ciência do Solo, Edição 2019, na Divisão Uso e Manejo do Solo do NRNE/SBCS, pelo trabalho de tese “Inputs of Heavy Metals and Rare Earth Elements in Soils via Phosphate Fertilizers and Correctives” defendido no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal Rural de Pernambuco sob a orientação do professor Dr. Clístenes Williams Araújo do Nascimento. É natural da cidade de Maceió – AL.

No ano de 2005, Fernando Bruno Vieira da Silva, mudou-se para Recife, PE e prestou vestibular para o curso de Agronomia na UFRPE. Aprovado no processo seletivo, ingressou na carreira acadêmica no ano seguinte, e, no primeiro semestre de 2011 obteve o título de Engenheiro Agrônomo. Durante sua graduação sempre esteve envolvido com a pesquisa, foi estagiário e bolsista de iniciação científica durante todo o período da graduação.

Dando continuidade a sua carreira acadêmica, ingressou no mestrado da Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFRPE em 2012 e obtive o título de mestre em 2014. Posteriormente, realizou seu doutoramento no mesmo programa e instituição, e, o finalizou em janeiro de 2018. Seus trabalhos de dissertação e tese se propuseram a estudar o acúmulo e a dinâmica dos metais pesados no sistema solo – planta.

Desde o período da sua graduação, como também na fase de pós-graduando foi orientado pelo Profº. Dr. Clístenes Williams Araújo do Nascimento. O Profº. Clístenes Nascimento é coordenador do Grupo de Pesquisa em Química de Solos, no qual o Fernando Silva é membro a mais de uma década. Com relação ao trabalho de tese que foi agraciado com a premiação, seus resultados poderão nortear discussões com entidades governamentais, privadas e órgãos ambientais para elaboração de políticas públicas para o gerenciamento do risco a saúde humana e ambiental.

O egresso e autor da tese premiada busca, como metas futuras, ser docente do magistério superior, e, assim dá continuidade a sua carreira como pesquisador, além de prestar um serviço social como educador e formador de novos profissionais. 


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