Notícia

Encontro marca a formação da Rede Paraibana de Integração de Educação em Solos

Imagem Destacada

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sediou no dia 26 de abril de 2019, o I Encontro Paraibano da Rede de Educação em Solos, evento que marcou as comemorações do Dia Nacional da Conservação do Solo, 15 de abril, e do Dia Nacional da Caatinga, celebrado em 28 de abril. A partir do evento foi criada a Rede Paraibana de Integração de Educação em Solos.

O encontro foi aberto ao público e na programação, aconteceram pela manhã, exposições de artesanato de barro, apresentações de estações temáticas com atividades da experimentoteca de solos, oficinas de pintura com tinta de terra (Geotinta) e projetos de extensão Solo na Escola da UFCG, desenvolvidos no CDSA, Campus Sumé, PB e no CCTA, Campus Pombal e da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/CCA, Areia, além das atividades da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). Na parte da tarde aconteceu a mesa redonda “Quem somos e o que fazem na construção do conhecimento da Educação em Solos?” quando os professores apresentaram as ações que desenvolvem na popularização do solo para o público presente, composto por professores do ensino básico, estudantes de Geografia, Agronomia, Agroecologia e Engenharia Ambiental.

O evento é uma realização conjunta da UFCG, UEPB, UFPB e INSA, coordenado pelos professores Adriana de Fátima Meira Vital, Jussara Silva Dantas, Roseilton dos Santos Fernandes, Simão Lindoso de Souza, Bruno Dias e pelo pesquisador Alexandre Pereira de Bakker. A articulação ficou por conta da pesquisadora bolsista Vanessa dos Santos Gomes e contou com a colaboração dos bolsistas do INSA. O evento marcou a criação da Rede Paraibana de Integração de Projetos de Educação em Solos, que já está em fase preparatória para realização do I Workshop Paraibano de Educação em Solos.

NRNE/SBCS


Comentários

Ad