Notícia

Dr. Fernando Felipe Ferreyra Hernandez receberá a Medalha “Prêmio Nordeste de Ciência do Solo” durante a 5ª RNCS em Fortaleza, CE

Imagem Destacada

É com imensa satisfação que a diretoria do Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRNE/SBCS) comunica que o Dr. Fernando Felipe Ferreyra Hernandez foi o indicado a receber a Medalha “Prêmio Nordeste de Ciência do Solo” durante a 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo em Fortaleza, CE. A premiação constitui uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo professor Fernando Felipe para o desenvolvimento da Ciência do Solo na região Nordeste, especialmente, no estado do Ceará.

O Professor Fernando Felipe é natural de Ica – Peru, formado em Agronomia pela Universidad Nacional Agraria La Molina (UNA-LM) em 1969. A nível de pós graduação tem Mestrado em Solos pela mesma instituição em 1972 e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP em 1978. Como profissional iniciou suas atividades em 1972 na Universidad Nacional Agrária La Molina, como professor de graduação e pós-graduação, além de exercer o cargo de Chefe do Laboratório de Radioisótopos.

Em agosto de 1980, iniciou atividade de docência junto ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas da UFC, permanecendo como como professor visitante até 1983, quando foi efetivado como professor efetivo no Departamento de Ciências do Solo (DCS) da mesma instituição.

Como docente o professor Fernando Ferreira é responsável pelas disciplinas de “Química do Solo” e a de “Qualidade de Água de Irrigação e Solos Afetados por Sais” para os Programas de Pós-Graduação em Ciência do Solo e de Irrigação e Drenagem, bem como a disciplina de “Química e Fertilidade do Solo” para o curso de graduação em Agronomia da UFC. Destaca-se que a dedicação do professor Fernando Ferreira à UFC também se estendeu as atividades administrativas, sendo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas entre 1990 e 1994, foi Chefe do DCS por oito anos (Quadriênios 2005-2009 e 2013-2017) e Supervisor do Laboratório de Análises de Solos, Plantas, Águas, Fertilizantes e Corretivos, onde são realizadas muitas das análises de estudantes de pós-graduação e de produtores rurais da região.

Além de coordenar vários projetos de pesquisa, a maioria focado em um dos problemas mais sérios que afetam os solos do Nordeste do Brasil, a salinidade, o professor Fernando orientou dezenas de discentes a nível de graduação e de pós graduação, publicando mais de sessenta e dois trabalhos em revistas científicas nacionais e internacionais, um livro e três capítulos de livro. O número e a qualidade dos projetos coordenados e executados pelo professor Fernando foi entendido como prova meritocrática pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que o agraciou com bolsa de produtividade por vinte e três anos.

Neste sentido, o NRNE/SBCS parabeniza o homenageado pela premiação e convida a todos (as) a prestigiarem a entrega da Medalha “Prêmio Nordeste de Ciência do Solo” durante a 5ª  Reunião Nordestina de Ciência do Solo em Fortaleza, CE, a ocorrer entre os dias 27 e 30 de maio de 2019.

 

Atenciosamente,

Júlio César A. Nóbrega

Diretor NRNE/SBCS


Comentários

Ad