Notícia

Dia mundial do Solo: Trajetórias dos solos à paisagem - UFBA

Imagem Destacada

A UFBA e grupo de pesquisa Colapso, com o apoio dos grupos de pesquisa LABPED UNICAMP e Pedogeo UFMG, estão desenvolvendo o projeto de extensão Trajetórias dos solos à paisagem, desde setembro desse ano.
Em comemoração ao dia mundial de Solos, a programação foi extendida para as próximas semanas, como segue:

2/12 às 19h – Teremos a apresentação sobre as Depressões Fechadas e suas relações com a evolução dos solos e da paisagem, com a pesquisadora Heloisa Ferreira Filizola, da EMBRAPA, que apresentará O papel da erosão geoquímica na evolução do modelado da Bacia de Taubaté – SP; e a professora Ana Christina Wigneron Gimenes, da UFES, que falará sobre Muçunungas: a um passo do solo.

8/12 às 19h (Edição especial em comemoração ao Word Soil Day)  – Teremos a apresentação sobre as Importância dos organismos para os solos e a paisagem, com o pós-doutorando Daniel Arruda, da UFMG, que falará sobre a Contribuição dos solos para os modelos de distribuição de vegetação. Também contaremos com o professor Carlos Ernesto G. R. Schaefer, da UFV, que falará sobre Biogênese dos solos tropicais: uma fronteira negligenciada, mas nunca esquecida.

9/12 às 19h – Teremos a discussão sobre Zoneamento e serviços ecossistêmicos: a importância dos solos e da paisagem, com a professora Adriana Monteiro da Costa, da UFMG, que falará sobre Zoneamento Ambiental e Produtivo de Bacias Hidrográficas; e a doutoranda Maíse Soares de Moura, da UFMG, que discutirá os Serviços Ecossistêmicos para além da abordagem conceitual.

16/12 às 19h – Teremos o encerramento com a apresentação Do solo à paisagem: muitas trajetórias pelo professor Fábio Soares de Oliveira, da UFMG; e a professora Grace Bungenstab Alves, da UFBA.

 

Para mais informações, acessar o link: https://youtu.be/k3nxMu4DDZ8




Comentários

Ad