Notícia

Comemoração do dia Mundial do Solo na UFRPE

Imagem Destacada

Em comemoração ao Dia Mundial do Solo (15 de dezembro), o Programa de Pós-Graduação em Ciência do solo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizou a 1ª Exposição de Solos, Minerais e Rochas de Pernambuco para a Sociedade (1ª EXPOGEO), entre os dias 19 e 21 de novembro de 2019. Coordenado pelo professor Ygor Jacques A. B. da Silva, esse evento de extensão foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Serviço Geológico Nacional (CPRM/ Superintendência de Recife), com o objetivo de apresentar à sociedade as importantes contribuições que essas instituições têm realizado, no sentido de garantir os recursos necessários à qualidade de vida e bem-estar social das gerações atuais e futuras.

Aproximadamente 2.000 pessoas visitaram a 1ª edição da EXPOGEO, entre estudantes do ensino fundamental e médio de 10 escolas públicas e/ou particulares, moradores locais, membros da comunidade acadêmica da UFRPE, especialistas de diversas áreas e sociedade em geral. Durante a exposição foi explicado à sociedade a importância da conservação do solo, da água e da floresta, enfatizando suas funções no ecossistema. Houve visitação ao Museu de Solos de Referência de Pernambuco da UFRPE (Coleção Mateus Rosas Ribeiro). Em adição, diversos expositores foram distribuídos, na área externa do Departamento de Agronomia, para promover uma maior imersão ao mundo dos recursos naturais. Os estudantes das escolas visitantes puderam participar de atividades lúdicas, educativas e de sensibilização. As ações possibilitaram a associação do tema trabalhado com o que é visto na realidade em que vivem. Produção de tinta a partir de partículas do solo, identificação dos minerais como matérias-primas para a confecção de produtos essenciais à vida moderna, visita a laboratórios, cultura científica (Passeio pela Tabela Periódica), gincanas e brincadeiras foram algumas das atividades propostas.

O Projeto Massapê, coordenado pela professora Caroline Biondi, também participou da exposição visando promover a popularização do conhecimento sobre solo de forma lúdica. Foram explanadas características como cor, textura, capacidade magnética (presente em alguns solos) e funções como capacidade de armazenar água e filtrar contaminantes, além de destacar a importância da sua conservação. O projeto disponibilizou o "espaço mão na massa", onde as crianças menores puderam pintar utilizando tinta de solo, confeccionadas pelos monitores.

O NRNE parabeniza a equipe pela iniciativa e incentiva para a continuidade dessas atividades.

Fonte: Prof. Ygor Jacques A. B. da Silva (UFRPE)


Comentários

Ad