Notícia

II REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO

Imagem Destacada

Tema: Agenda de uso e conservação do solo: Por que não?

 

Localidade: Ilhéus, Bahia, Brasil.

 

Período: 08/12/2014 até 12/12/2014.

 

Endereço: Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho.

 

Organização: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).

 

Descrição:

A Reunião Nordestina de Ciência do Solo (RNCS) é um evento técnico-científico, da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. A primeira edição foi realizada em Areia-PB no ano de 2013 com o tema Soluções e Desafios para o Uso Sustentável dos Solos da Região Nordeste.

Um dos resultados da I RNCS foi o desafio de iniciar uma discussão acerca da legislação de uso e conservação dos solos do Nordeste, tendo em vista que uma proporção significativa desta região apresenta riscos potenciais de degradação deste recurso natural, principalmente aqueles relacionados a processos de desertificação.

Considerando a diversidade climática do Nordeste e a elevada variabilidade de tipos e características de solo, o uso deste recurso deve estar alinhado às suas características particulares e potencialidades, visando o seu uso sustentável.

Assim, a II RNCS dará continuidade e tradição ao encontro para que os profissionais de instituições públicas e privadas da região Nordeste possam discutir sobre a legislação de uso e conservação dos solos.

O assunto “uso e conservação dos solos” é transversal na legislação brasileira e está presente no código florestal, na carta das águas e, também, no programa nacional de combate a desertificação. Apesar disso, não há uma normativa básica para o uso deste recurso, principalmente quando se considera as particularidades de cada região.

Desse modo, para a II RNCS tem como tema: Agenda de uso e conservação do solo: Por que não?

Para essa discussão, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) convidam você para participar da II RNCS, que acontecerá em  Ilhéus no período de 8 a 12 de dezembro, concomitantemente ao III Seminário Baiano de Solos. 


Para mais informações acesse: http://rncs2014.webnode.com/


Comentários

Ad